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Dicas para reter seus colaboradores

Posted by Jozy Machado on 11/05/2010 in De RH para RH |

Depois de um tempo longe, voltamos a falar sobre retenção de colaboradores, entenda como segurar essas feras na sua organização.

Entenda o que motiva as pessoas – se você perguntar as pessoas que trabalham na sua organização “por um bom tempo” porque elas permanecem lá você vai ouvir as principais respostas:

  • trabalho estimulante e desafiador;
  • crescimento na carreira, aprendizado e desenvolvimento;
  • pessoal incrível;
  • remuneração e benefícios justos;
  • bom chefe.

Essas respostas não surpreendem . Durante mais de 50 anos, os pesquisadores estudarem os fatores que satisfazem, motivam ou envolvem seus colaboradores talentosos, e suas descobertas coincidem com as nossas. Maslow identificou as necessidades básicas de sobrevivência e descobriu que quando essas necessidades eram satisfeitas, as pessoas se concentravam nas necessidades sociais e na auto-realização no trabalho.

Mantenha em  perspectiva a importância motivacional da remuneração – se os colaboradores não forem desafiados ou não tiverem progredindo, ou ainda se não se dão bem com o chefe, o salário provavelmente não os reterá por muito tempo.  Mesmo opções de açoes lucrativa ( golden handcuffs)  estão sendo absorvidas atualmente golden hellos (pagamento equivalente aos benefícios que o profissional abandonou ao deixar o emprego anterior) por empresas que querem  conquistar colaboradores talentosos.

Saiba de quem é a responsabilidade – Nove entre dez gerentes dirão que quem segura o colaborador é o salário. Alguns  crêem nisso; outros esperam que isso os absorva da responsabilidade. Eles podem, então, responsabilizar a alta  administração, os profissionais de Recursos Humanos ou comitê de remuneração.  Todos ele têm uma função na retenção de talentos, mas os especialistas concordam que o gerente é fundamental  para atrair e reter funcionários telentosos. Como um gerente começa a fazer isso? Primeiro, você precisa saber  o que os profissionais  de sua equipe realmente desejam. Não tente adivinhar e não presuma que todos querem a mesma coisa ( como salário e remuneração).  Tente o seguinte: Diga a todos os seus colaboradores  um de cada vez,  como eles são essenciais para você. Talvez você já tenha dito isso alguma vez, se assim for, faça-o novamente: Você é muito importante para mim e para a equipe. Não consigo imaginar a possibilidade de perdê-lo. Então, o que o manterá aqui e o que pode motivá-lo a sair? Que coisas você quer/precisa/necessita para ficar conosco por um bom tempo? Talvez você nao tenha tido esse tipo de conversa com medo de que eles peçam algo que você não possa cumprir ou dar.

Como você responderá se o seu excelente colaborador disser que quer 20% de aumento e você não tiver poder para dar isso a ele de imediato?  Muitos gerentes dão uma resposta e encerra o dialogo e fazem um colaborador-chave sentir-se diluído. Seja honesto, mas diga-lhe que você se preocupa  bastante e que examinará o assunto e examine, dê um feedback depois.  O principal é que você mostrou, agiu  com interesse com esse colaborador talentoso e que vale a pena o tempo e o esforço desprendido para tentar  atender a sua solicitação.

Escolhas as pessoas certas e contribua para o seu crescimento-  para começar, admita as pessoas certas e não faça contratações no desespero. Lembre-se de que o erro na admissão de hoje será um problema de amanhã. Enriqueça e estimule o trabalho delas. Quando a emoção se vai, as pessoas se vão também. Permita que os colaboradores se desenvolvam e dê estimulo para desenvolve-las, caso contrário elas e procurarão um empregador que faça isso por elas.  Não esqueça de lhes perguntar o que e como querem aprender. Oriente-os e haverá duas vezes mais delas permanecerem na empresa. Incentive-os, eduque-os, ensinem-os a serem bem-sucedidos em sua empresa.  Identifique opções e oportunidades de promoção ou “ascensão”.

Crie um estilo de gestão que inspire lealdade- a lealdade ainda é possível, mas cada vez mais complexa. Os colaboradores do novo milenio podem ser comprometidos com a equipe, o projeto, o chefe, a missão e até mesmo a empresa- que fornece exatamente o que querem e precisam.  Demonstre respeito de muitas maneiras. Trate as pessoas corretamente não “de forma idêntica”, confie nelas; elas demonstrarão ser confiáveis.  Crie, cultura de inclusão, valorizando experiências e atitudes diferentes.  Previna-se contra comportamentos negativos, que podem desgostar ou afastar seus colaboradores talentosos. Forneça feedback. Pessoas talentosas gostam de saber como estão se saindo, e como você acha que elas podem melhorar e crescer. E não esqueça de recompensar com criatividade. Use recompensa universal: elogio. Use-o com frequencia  e de forma autêntica com cada um de seus colaboradores talentosos.

Crie um ambiente de trabalho que as pessoas adorem, desfrutem e ao qual correspondam – muitas empresas movimentadas, com alto nível de estresse, admitem que se tornaram um local sem diversão. Ironicamente, diversão seja exatamente o que elas precisam para diminuir a pressão e o estresse. E é definitivamente o que precisam se quiserem reter seus colaboradores apreciadores de diversão. Encontre meios de tornar o local de trabalho prazeroso. Informação é poder. Forneça-a de forma mais livre, aberta e frequente que puder.

Existem muitas formas de reter talentos, descubra novas oportunidades em sua empresa, para que os colaboradores não tenha, de procurá-las fora.

Seu sucesso depende da retenção de seus melhores colaboradores. Os elementos decisivos para reter talentos são conhecidos, mas, infelizmente, quase nunca são utilizados. O sucesso ou o fracasso de muitas empresas é cada vez mais determinado por essa única questão.

Pense nisso.

By Jozy

Imagem: simplessoluções.

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