Como reter seus colaboradores

É segunda -feira inicio de semana e os assuntos voltam a todo vapor.  Independentemente de a economia estar em retração ou em ascensão, a retenção de colaboradores( funcionários) continua sendo uma grande preocupação em todas as empresas e países. Vamos dar sequencia em alguns posts sobre um assunto um tanto falado no mundo corporativo.

As soluções para a retenção de talentos são muito pesquisadas. A maioria delas estão nas mãos de gerentes, diretores, líderes.  Mas os gerentes não estão  utilizando essas soluções. Eles precisam de Coaching,  algo que vem sendo tão falado nos dias atuais.  A força de trabalho que está surgindo tem atitudes e expectativas diferentes da última geração. Com o aumento da auto-suficiência as pessoas são responsáveis por suas próprias carreiras. É aconselhável que líderes de visão entendam seus colaboradores (trabalhadores como assim os chamam), do novo milênio e mudem a maneira de cuidar e orientar esses recursos valiosos.

Há algum tempo atrás, os líderes empresarias raramente falavam sobre uma questão organizacional que , supostamente, hoje lhe tiram o sono: o desafio de reter colaboradores talentosos (trabalhadores).

Embora a remuneração e os benefícios sejam importantes, não se pode contar com o dinheiro para reter  pessoas talentosas que têm opções de emprego. Os principais motivadores são um trabalho estimulante e desafiador, a oportunidade de aprender e crescer, um bom chefe e trabalhar na companhia de pessoas incríveis. Os gerentes podem influenciar esses fatores importantes de retenção. O problema é que muitos deles não acreditam que têm poder para segurar seus melhores e mais brilhantes colaboradores (funcionários). Ao mesmo tempo, a retenção é um assunto polêmico por várias razões.

  • Talento é o único diferencial. Ele separa de você e de seus concorrentes e garante o lugar de sua empresa no futuro. Enquanto o capital é abundante e a tecnologia é de fácil alcance, a capacidade intelectual torna-se o principal ativo da maioria das empresas.
  • A falta generalizada de talentos deve durar pelo menos até a próxima década, isso considerando o crescimento econômico.
  • Bons colaboradores nem tem de sair de suas mesas para encontrar novos  empregos. O horário de maior acesso aos sites de ofertas de empregos, é entre 9h e 17h. Os headhunters e os recrutadores das empresas utilizam conhecimentos versáteis com estratégias de quebra  de firewall para identificar e roubar os colaboradores talentosos.
  • Os especialistas concordam que substituir um colaborador talentoso custa pelo menos duas vezes  o seu salário anual. Os custos tangíveis incluem empresas de recrutamento e bônus de admissão. Os custos de oportunidade mais intangíveis incluem clientes, contratos ou negócios perdidos. Substituir um profissional de nível platinum (aqueles com habilidades profissionais especializadas) custará cerca de quatro a cinco vezes o salário anual.
  • Você já observou a perda de talentos na sequencia de uma grande mudança organizacional ou downsizing, e sabe que está  correndo risco. Lembra-se daqueles colaboradores talentosos que saíram meses depois de seu último redimensionamento? Eles estavam com excesso de trabalho? desmotivados ou pessimistas sobre o futuro da empresa? Se estiver prestes a fazer uma grande  mudança,  é melhor duplicar seus esforços de retenção.

No próximo post vamos falar  sobre as técnicas  para reter seus colaboradores.

By Jozy

Imagem: Quintaonda

About Jozy Machado

Jozeane Machado,35 anos formada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Paulista- Unip. Com experiência profissional em RH.
This entry was posted in De RH para RH and tagged , , . Bookmark the permalink.

One Response to Como reter seus colaboradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>