O treinamento como meio de desenvolver pessoas

O sentido de treinamento na moderna gestão de recursos humanos em nada se parece com a definição apresentada pelos dicionários, que definem o verbo treinar como sinônimo de “adestrar”, excluindo do processo a necessidade de uma capacidade intelectual.

As empresas utilizam as modernas ferramentas de treinamento de pessoas para desenvolver a capacidade intelectual de seus colaboradores, bem como, para tentar descobrir entre eles talentos importantes para o crescimento organizacional.

Os treinamentos hoje oferecidos pelas empresas a seus colaboradores são escolhidos de acordo com as necessidades reais dos mesmos. Através de pesquisas e observações internas, as empresas detectam em que podem colaborar. Oferecer um treinamento que a empresa presume ser importante pode ser um investimento mal aplicado, pois muitas vezes o que a empresa julga ser necessário, para o cliente interno pode não agregar nenhum tipo de valor.

A área de recursos humanos é fundamentalmente multidisciplinar, ou seja, seu objetivo maior é o de integrar objetivos, desejos e sonhos das pessoas que a compõem, empresários ou colaboradores.

Porém, o sentido da integração não será correto se pensarmos que o RH, área responsável por aplicá-lo, for confundido com uma área que só responde por recrutamento, seleção, remuneração e avaliação do desempenho dos colaboradores. Essas eram funções do antigo Rh, mais conhecido como “setor de pessoal”.

Hoje em plena área tecnológica, o RH passa a ser responsável por uma “Gestão de Pessoas”, que busca implantar e desenvolver todo um clima de relação humana nas organizações.

Parece bem contraditório, pois enquanto a tecnologia separa fisicamente as pessoas, possibilitando contatos virtuais rápidos e impessoais, o RH tenta mostrar que nada pode substituir uma conversa entre os colegas de trabalho no final do expediente.

O moderno RH deve trabalhar para possibilitar que os objetivos organizacionais e individuais sejam alcançados. A meta é que ambos ganhem.

Eis um comparativo de alguns objetivos Empresariais e Pessoais.

By Jozy

Referências: Campos, K. C. L e Barbuchi A. L. J (2004) Avaliação do sistema de treinamento e desenvolvimento

Imagem: Sindcontce

About Jozy Machado

Jozeane Machado,35 anos formada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Paulista- Unip. Com experiência profissional em RH.
This entry was posted in Treinamentos and tagged , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>