3

Qual a origem da palavra trabalho?

Posted by Jozy Machado on 14/12/2009 in Curiosidades |
Imagem: www.culturaebarbarie.org

A palavra “trabalho” tem sua origem no vocábulo latino “TRIPALIUM” – denominação de um instrumento de tortura formado por três (tri) paus (palium). Desse modo, originalmente, “trabalhar” significa ser torturado no

tripalium, embora alguns atribuam o termo àquele que torturava (“trepaliare”: torturar alguém no tripalium)

Quem eram os torturados? Os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos. Assim, quem “trabalhava”, naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses.

A partir daí, essa idéia de trabalhar como ser torturado passou a dar entendimento não só ao fato de tortura em si, mas também, por extensão, às atividades físicas produtivas realizadas pelos trabalhadores em geral: camponeses, artesãos, agricultores, pedreiros etc. Tal sentido foi de uso comum na Antigüidade e, com esse significado, atravessou quase toda a Idade Média.

Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de “aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim”.
Com a especialização das atividades humanas, imposta pela evolução cultural (especialmente a Revolução Industrial) da humanidade, a palavra trabalho tem hoje uma série de diferentes significados, de tal modo que o verbete, no Dicionário do “Aurélio”, lhe dedica vinte acepções básicas e diversas expressões idiomáticas.

Fonte: Dicionário Aurélio e Portal das Curiosidades

Imagem: Professora Clara.

3 Comments

  • Bem original! Podemos ver que até os dias atuais o trabalho continua sendo para muitos motivo de sofrimento, doenças, transtornos e não apenas questão de dignidade e realização de sonhos.

  • patrick disse:

    é isso que a sociedade quer nos impor…. o sofrimento generalizado….

    a humanidade inteira não precisa de nada disso para sobreviver, temos tudo a nossa disposição, temos a caça, temos a floresta , a natureza nos fornece tudo, essa sociedade de merda só foi criada por ambição de poucos, que queriam dominar muitos,pois se achavam superiores, e conseguiram, mas nem todos são obrigados a se aderirem à suas ”regras” de adaptação ”sociológicas”…….

  • sheila disse:

    nosssaaaa…:(

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2009-2014 rh.Zona8.com.br All rights reserved.
This site is using the Desk Mess Mirrored theme, v2.2.3, from BuyNowShop.com.